sexta-feira, junho 18, 2004

"Quem quer filhos, que tome conta deles"

Esta era uma das frases que eu mais ouvia em pequena.
É de conhecimento comum que a sabedoria popular costuma ser muito acertada e realmente eu concordo plenamente com esta aqui.
Mas talvez nem aquelas pessoas a quem eu ouvia dizer isto, soubessem o quanto esta frase tem de valor.

Bem depressa se chegaram ao fim sete semanas de 'baby-sitting' temporário... é assustador o modo como nos apercebemos do tempo passar.

Esta oportunidade também me deu para certificar do valor negativo em enviar os filhos antes dos 5 anos, para uma ama, infantário ou algo do género.

Pela minha parte, essas instituições deixariam de existir para crianças daquela faixa etária.

Tudo o que elas vêm, sentem e lhes é transmitido até aos 5, fica permanentemente gravado nelas.
Acima de tudo, numa criança 'de infantário', fica a falta de um beijo dado pela mãe - ou pai - no momento menos esperado; a falta daquele abraço terno que se dá como conforto após uma queda; um simples olhar que se cruza com o deles e que resulta no mais doce dos sorrisos... e o cheiro da presença familiar.
É isto tudo e muito mais que lhes faltará por todo o resto das suas vidas.
E não me digam que sim, que existem amas boas e carinhosas... claro que sim.
Mas não é delas que os filhos precisam nesta dada altura e não haverá regresso ao passado para recompôr erros.

Sem comentários: