quarta-feira, outubro 25, 2006

Dualidades




Já o conheço há quase quarenta anos e desde sempre lhe vislumbro o balão de diálogo invadido por essa palavra, entremeada a cada dois segundos por outras tidas como normais. Foi vizinho(*) dos meus pais, o dum suposto rés-do-chão, é-o agora só da minha mãe. Destinos de quem parte cedo.
Aquele modo de a pronunciar, prolongando a segunda sílaba, ou melhor, o segundo 'á', embeleza-lhe a conversa, obriga-nos a um sorriso desenfreado mesmo que não se compreenda metade do que nos tenta dizer. Acho-o castiço, próprio do ser daquelas redondezas; tal como uma certa casta pertence a uma determinada região, assim se encaixa ele na palavra e por seu lado na terra, ou o contrário, isso é secundário. Só este detalhe já mostra o quão genuíno é o conjunto.

Na mesma onda, mas para contrariar a corrente--a minha corrente--tenho dado de cara com inúmeros indivíduos--curiosamente só me consigo lembrar que sejam do sexo feminino--que optaram por importar tal esquema lusófono nas suas conversações. O resultado é todavia sem piada, insosso, desprovido de carácter robusto, uma encosta para esquiar de inclinação 1%. Enfim, um dilúvio de pregos numa festa de balões.
Onde já se viu pensar que a anglofonia like algum dia superaria a lusa caralho que ainda hoje sai a rodos da boca do senhor Abílio.



Nunca!


* - Convém talvez mencionar que se trata de um homem nortenho. Do meu Norte.


4 comentários:

Aq disse...

"Um dilúvio de pregos numa festa de balões" é uma imagem muita gira, carago! (Não, não me enganei... eu queria mesmo dizer "carago"). Beijo grande.

Bic Laranja disse...

Soam dois 'aa' num quase ditingo. Uma vogal longa como no Latim.
É nortenho, pois!

Bic Laranja disse...

Ditongo.

riacho disse...

Aquele homem, só mesmo ouvindo-o... e o trejeito das mãos a moverem-se quando fala, então...

Nem ele sonha o que é um blog, quanto mais...



Dois beijos adquiridos :-) p´ra bocês.